Sunday, April 29, 2007

Caqui em três tempos

A idéia era preparar uma receita com cáqui, que é o Rei da Quinzena do Colher de Pau. Só que o tempo anda curto, curtíssimo.

Mas, coincidentemente, pés de cáqui apareceram no caminho de Marie Amélie, pela segunda vez. A primeira foi há dois anos e eram enooormes, muito altos e carregadíssimos, vários deles, em um encontro inesperado na Serrinha do Alambari.

Inesquecível comer cáqui direto do pé.

Parecia criança, de tão empolgada.

Desta vez, em outra serra, não eram tão grandes, mas tão lindos... e gostosos!

Então, com vocês, cáqui em três tempos:

1 - No pé:





2 - Na mão:



3 - No prato:


Sunday, April 15, 2007

Couscous marroquino com lingüiça e cebola

Como vocês sabem, uma das metas de Marie Amélie é preparar o couscous marroquino pefeito. E nessa jornada lá vamos nós tentando, inventando e nem sempre conseguindo um bom resultado. Esse aqui até que não ficou mal, mas ainda estamos longe do sucesso, gafanhotos!

Como foram 500g de couscous (a idéia era servir muita gente), dourei duas cebolas grandes, um dente de alho e duas lingüiças grandes defumadas cortadas em rodelinhas bem finas. Enquanto elas estavam na panela, fervi um litro de água para hidratar, o que foi bem rápido. Dessa vez consegui soltar bem os grãos. Acrescentei as cebolas, alho e lingüiça, acertei sal e pimenta.

Até aí tudo bem, mas resolvi acresentar um pouco de manteiga e, sei não. Apesar de ter colocado pouca, o gosto de manteiga ficou muito forte.

Da próxima vez vou abolir a manteiga. E tentar melhorar as fotos! :)

E assim nós vamos, errando e acertando, até conseguir! :)


Thursday, April 12, 2007

Sopinha de legumes



Uma sopinha básica, sem muito mistério. Vagem, couve, repolho, cebola, abóbora, tomate, cenoura, batata e chuchu cortados em pedaços pequenos, mais sal, pimenta e umas fatias de lingüiça/paio para dar um gostinho.

Monday, April 09, 2007

A sopa de cenoura que virou suflê



A idéia era comer uma sopa de cenoura, que foi feita da forma mais prática possível: um punhado de cenouras cortadas em rodelas e cozidas na água e no sal com um refogadinho de cebola e alho. Depois, tudo batido no liqüidificador até virar um creme, temperado com um pouco de pimenta e de manteiga.

Um plano perfeito.

Só que o gosto... muito, muito ruim, provalvelmente por conta da qualidade das cenouras.

Como Marie Amélie é contra desperdício de comida, a sopa virou suflê. Duas colheres de maisena para dar liga e parmesão ralado para dar gosto. Tudo misturado, devidamente acomodado, 20 minutinhos no forno e ficou delicioso.

Porque na química da cozinha, nada se perde, tudo se transforma, bem Lavoisier. :)