Sunday, November 25, 2007

Torta salgada com massa de fubá





A inspiração veio desta torta de cebola com bacon da Elvira e foi adaptada para testar algumas experiências amelísticas.

A primeira delas foi a massa, feita com cerca de 300g de fubá e umas 100 de manteiga, sal e água para dar liga. Só que a massa não ficou uniforme o suficiente e acabou entrando um punhado de farinha para dar o ponto certo. Talvez uma farinha de milho no lugar de fubá tivesse funcionado melhor. De qualquer forma o sabor ficou excelente.

Para o recheio, umas seis cebolas grandes fatiadas, depois douradas e murchas no azeite. A Elvira usou bacon, mas não tinha por aqui. Então foram umas duas fatias de presunto, umas seis de peito de peru defumado e um final de um lombo defumado - no melhor estilo "vamos limpar a geladeira" - que ficaram fritando um pouquinho junto com as cebolas. Já com a panela fora do fogo entraram 200ml de creme de leite e quatro gemas, misturadas com cuidado à cebola e aos frios. Sal e pimenta à gosto e meia hora no forno, na forma untada, polvilhada com fubá e com a massa aberta até à borda.

No geral, a torta ficou muuuuuito gostosa, mas da próxima vez vai entrar leite no lugar creme de leite, para ver se fica um pouco mais leve. Sem falar que, vocês sabem, Marie Amélie tem uma certa implicância com creme de leite... :)

Wednesday, November 21, 2007

Um mimo vindo d'além-mar

Monday, November 19, 2007

Soba com azeitonas pretas picantes

Sobra é um tipo de macarrão japonês muito gostoso, normalmente comido na passagem do ano para atrair boa sorte. Como é gostoso mesmo, melhor comer sempre e atrair boa sorte sempre, não?

Bom, essa receita aqui não tem mistério: soba cozido quanto baste (atenção que é daquelas massas pesadas), azeitonas pretas bem picadinhas (foram usadas umas beeem picantes), um pouquinho de cebolas bem fininhas (não dá para ver na foto), o final de um peito de peru defumado cortado miudinho, um fio de azeite e sal.

Simples, não?

Thursday, November 15, 2007

Bolo de carne

Monsieur Gorducho a-d-o-r-a bolo de carne. Em outra encarnação, com certeza foi um alemãozinho que vivia à base de chucrute, einsbein, salsicha, bolo de carne e cerveja. Preferências que vieram para esta vida. Principalmente o bolo de carne que, vocês já sabem, ele gosta tanto a ponto de fazer.

Sim, porque gostar é fácil. Difícil é ter disposição para preparar em casa.

Mas Monsieur Gorducho é cozinheiro de mão cheia e foi à luta com a ajuda da super talentosa ::cof::cof:: Marie Amélie (alguém tem que picar os ingredientes, não é?).

Ingredientes:
- 1,5 kg de carne moída;
- 2 linguiças calabresas grandes defumadas;
- 7 ovos cozidos em rodelas;
- 250g de presunto;
- 250g de queijo mussarela;
- 3 colheres de sopa de polvilho doce;
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- 2 colheres de sopa de coloral;
- 1 cebola grande cortada bem miudinha;
- um punhado de azeitonas verdes picadas;
- 2 colheres de sopa de mostarda amarela;
- noz moscada;
- pimenta do reino branca;
- sal.

Modo de fazer:
Bata a carne com as lingüiças no processador. Quando estiver bem homogêno, tire, coloque em uma tigela e acrescente o polvilho, o fermento, o coloral, a cebola, a mostarda e as azeitonas, mais o sal, a pimenta, e a noz moscada a gosto. Mexa com as mãos até misturar bem. Unte a forma com azeite. Dessa vez foi usada uma forma alta e larga, daquelas com um buraco no meio, porque não se achou de jeito algum as formas de bolo inglês e que são melhores porque fica mais fácil cortar o bolo de carne.

Coloque metade da carne na forma, pressionando bem no fundo. Faça uma camada com os ovos, depois uma com o presunto picado e outra com o queijo em fatias. Depois complete com o restante da carne, arrumando bem. Leve ao forno médio no banho-maria por uma hora, mais ou menos. É bom ir checando para ver se já está pronto.

Para acompanhar, uma saladinha de folhas de alface, mostarda, limão, azeite e pimenta, que não tinha chucrute em casa. :)