Sunday, October 19, 2008

Spagetti di domenica



Esta receita precisa de um ingrediente fundamental: preguiça.

Explico.

Trata-se daquela preguicinha do comecinho da noite de domingo, que te impede de decidir se quer pedir comida, sair para comer fora, ou ainda descer e pegar uns pães e mortadela na padaria da frente. É a preguiça que te faz improvisar com o que tem no armário onde nada combina com nada e falta um pouco de tudo, porque preguiça de ir ao mercado também bate forte.

Então, quando a fome aperta, a preguiça vira criatividade, inclusive para inventar um nome para o prato, em um italiano macarrônico. ;)

Ingredientes:

- 2 1/2 cebolas grandes cortadas em pedaços não tão pequenos (olha A preguiça!);
- 1 lata de tomates pelati inteiros (mais preguiça!);
- 1 paio defumado cortado em tiras (nada de cubinhos, que dá preguiça);
- manjericão;
- sal;
- manteiga;
- 1 kg de espaguete integral.

Modo de fazer:

Doure o paio e, quando começar a soltar um pouquinho de gordura, acrescente a cebola e azeite. Elas vão começar a murchar, o paio vai ficar com uma cor douradinha linda e o cheiro será fabuloso. Cebolas cozidas ao seu gosto, acrescente os tomates e esmague com um garfo, mas sem muito empenho, para ficar bem pedaçudo. Coloque um pouco de água. Se quer molho ralinho, vá de mais água, se quer molho mais encorpado, pouco. Acrescente uma pitada de açúcar, para quebrar a acidez, o manjericão e uma porção generosa de manteiga, que dá aquela textura de veludo ao molho (preguiiiiça de contar as calorias) e deixe cozinhar um ponto. Acerte o ponto do sal, acrescente o molho ao macarrão devidamente cozido e escorrido e exerça aquele outro pecado, a gula.

E boa semana para todos. :)

P.S. Desculpem o sumiço, mas Marie Amélie anda atoladíssima, sem tempo de cuidar do bloguinho. :(