Thursday, November 09, 2006

Pão é bão

Os Cinco Princípios Básicos para Fazer um Pão Gostoso segundo matéria na Folha de S. Paulo de hoje:

1- O tempo de fermentação é um dos responsáveis pelo sabor. Respeite-o.

2- Nada de deixar a massa descansar em local quente. A temperatura ideal é entre 18ºC e 20ºC.

3- Para baguete e outros pães de casca crocante, o vapor é importante no começo do processo. Com o forno quente, coloque uma forma vazia na última prateleira até esquentar. Então, forre-a com um pouco de água e deixe por mais um minuto. Em seguida, coloque o pão e retire a bandeja.

4- O tempo de sovar pode ser dividido em duas etapas. Nos primeiros três minutos, deixe a batedeira na velocidade mais baixa. Depois, aumente a batedeira e por amis oito ou nove minutos, para dar tempo de o glúten se desenvolver e deixar o pão leve.

5- Nunca coloque toda a quantidade de líquido (água, ovo, leite) indicada na receita de uma só vez. Sempre reserve um pouco. Como cada farinha absorve água de uma maneira, é melhor acrescentar mais líquido depois, se for necessário.

Sei não, mas acho muito melhor sovar a massa a mão. Um pouco de farinha jogada na mesa ou na pia para não grudar e amassa daqui, bate dali, sova de lá. Brigou com o namorado? O chefe está mais chato que nunca? O governo não colabora para um país melhor? As notícias do jornal são péssimas? Nada que uns bons minutos sovando massa de pão com resolução férrea e mão firme não resolva.

E muito mais barato que terapia.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home