Tuesday, December 19, 2006

Farofa de milho




Fui apresentada a essa farofa de milho há alguns anos, em um feriadão que tanto pode ter sido Páscoa como Corpus Christi. Os cinco leitores de Marie Amélie conhecem o esquema, ou pelo menos os leitores brasileiros sabem como funciona: casa da tia de amigo em condomínio na serra com vários quartos, cada quarto um casal, solteiros relegados ao mezzanino ou ao quartinho próximo à churrasqueira ou ao depósito da piscina.

Ao contrário do que a descrição acima sugere, era tudo muito profissional: nada de macarrão ou comidas frias, nada de sobras dormidas ou carne passada demais. Serviço de primeira, com pãozinho fresco no café todo dia, refeições completas, apuro, capricho, churrasco perfeito, a melhor canja do mundo (a qual um dia merecerá um post à parte) e a farofa de milho da Giovanna.

Sim, farofa de milho, vocês pensam, e daí?

Vejam bem, a farofa de milho feita pela Giovanna, a querida mulher do amigo cuja tia tinha a casa etc etc, é espetacular.

Ou talvez eu nunca tenha apreciado farofa o suficiente.

Até que apareceu a farofa de milho da Giovanna.

Com flocos de milho grandes, sabem? Daqueles que fazem croc-croc, percebem?

Delícia.

A receita que a Giovanna preparava era para batalhão, com quantidades industriais. Aqui deixo apenas os ingredientes e o modo de prepararo e cada um coloca a quantidade que bem lhe apetecer.

Ingredientes:
- Farinha de milho em flocos grandes
- Lingüiça calabresa fina
- Bacon
- Milho verde em lata
- Ovos
- Cebola
- Cebolinha
- Salsa
- Manteiga
- Sal

Modo de preparo:

Corte o bacon em pedacinhos bem pequeninos e leve à frigideira ou à panela até ficar torradinho. Na gordura que o bacon libera deixe as cebolas em rodelas chorarem e murcharem. Acrescente as lingüicinhas cortadas fininhas e, se preciso, um pouco de manteiga. Junte o milho, mexa um pouquinho, adicione metade dos ovos que você usar. Coloque a farinha de milho e acrescente o restante dos ovos, a cebolinha e a salsa, mais um pouco de manteiga para dar gosto na farinha, acerte o sal.

É isso.

Só não pode chamar de mexidão.

Aí ofende. :D

1 Comments:

Blogger Blog do Mariano said...

òtima receita, usei como base pra fazer a minha gororoba.
Ganhei um saco de milho verde dos meus sogros que trouxeram do sitio e decidi fazer um cural e com as sobras de milho que depois de coado... o que fazer com isso? jogar fora? ... NÂO, Jamais! Procurei na internet alguma receita sobre farofa de milho, e achei esta que parecia e é ótima.
Já tinha o milho, fui procurar por bacon e já não tinha mais, linguiça tbm não tinha. Como deu pra perceber não sou de jogar comida fora e tinha no freezer umas aparas de file mignon, sabe quando voce compra uma peça de carne e dá um limpada e sobra aquelas aparas, eu guardo para quem sabe usar para fazer um caldo, etc. Moi a carne e segui a receita. Que ficou muito boa.
Obrigado

9:07 AM  

Post a Comment

<< Home