Tuesday, November 28, 2006

Nem o salmão selvagem do Alasca se salva...

Sei não, mas acho que a febre de orgânico isso e orgânico aquilo está passando dos limites. A edição de hoje do New York Times tem uma matéria cuja título na verdade é uma pergunta, quando que um peixe pode ser considerado orgânico.

Explica-se: lá como cá poder estampar bem grande na embalagem de um produto que ele é orgânico é lucro na certa. Só que apenas o Departamento de Agricultura americano pode dar o aval para o rótulo de orgânico por lá.

É aí que a porca (que não deve ser orgânica) torce o rabo, porque tudo depende do que o peixe come. Os peixes vegetarianos (bagre, tilápia) criados em cativeiros e alimentados com ração orgânica seriam orgânicos. Mesmo esses estão na mira dos ambientalistas, que dizem que muitos dos peixes das fazendas vivem em tanques apertadíssimos, em condições horríveis, e que não têm nada de natural no processo.

Já os peixes carnívoros comem outros peixes e não podem ser rotulados de orgânicos. Ou seja, o salmão selvagem do Alasca, caríssimo, símbolo da vida selvagem e natural, não seria orgânico. Só os salmões criados em cativeiro, com ração controlada, etc.

E nem as fazendas marinhas produtoras de peixes vegetarianos escapam. Ficam sem o rótulo de orgânico porque ninguém pode garantir que o molusco que o peixe comeu no mar é orgânico.

O Uol tem uma versão resumida e traduzida.

Adoraria copiar e colar, mas com certeza vão me processar. Então deixo os links; no Uol é necessário ser assinante, mas para ler o New York Times online basta fazer um cadastro rapidinho.

2 Comments:

Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

eu ainda nao vi salmao organico pra vender. acho que selvagem eh - as good as we can get it! :-))
beijos,

8:58 AM  
Blogger Unknown said...

Alguém sabe onde encontrar o Salmão Selvagem para venda em São Paulo ou Rio ? Obrigado Americo
americobal@yahoo.co.uk

5:23 PM  

Post a Comment

<< Home