Friday, December 08, 2006

Doce de marmelo

Chez Marie Amélie dois doces são sucessos absolutos: o de carambola e o de marmelo.

O de carambola fica para depois, mas o de marmelo vai agora. E como sou a favor de evitar o desperdício, também tem o que fazer com as cascas. :)

Ingredientes:

1kg de marmelo
300g de açúcar cristal

Preparo:

Lave os marmelos cuidadosamente, se possível com escovinha. Corte cada um em quatro e descasque, retirando as sementes. Vá colocando os marmelos em uma panela com água suficiente para que fiquem cobertos. Faça o mesmo com as cascas, que devem ir para outra panela.

Acrescente o açúcar aos marmelos e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre. Apure o sabor e, se for necessário, acrescente água e mais açúcar. Pessoalmente, acho que 300g (e até um pouco menos) estão de bom tamanho. Faça o mesmo com as cascas. Os dois doces ficarão prontos quando estiverem bem cozidos e descolando do fundo da panela.

Mas ainda não acabou.

Tem mais.

Passe o doce de marmelo pelo liquidificador e, depois, pela peneira. Assim não fica nenhum carocinho ou fiapinho para atrapalhar. Faça o mesmo com o doce das cascas. Volte com cada um para sua respectiva panela e apure um pouquinho mais o gosto.

É isso.

O marmelo fica com uma cor linda, vermelha. O doce com as cascas, não, é clarinho.

Se quiser, pode juntar os dois doces. A casca não interfere no gosto do marmelo, deve representar 1/6 do total e olhe lá. Nesse caso, leve os dois ao forno, na mesma panela, para dar uma apurada e checar o paladar do açúcar.

É só servir.

Eu gosto com queijo de Minas. Mamã de Marie Amélie e Monsieur Gorducho gostam com catupiry, requeijão e queijo meia-cura.

Ah, sim.

Se a quantidade for muito grande, você pode guardar parte em um recipiente bem lacrado no congelador. É só ferver bem fervido.

Clique nas fotos para ampliar e veja como a cor é liiinda.








3 Comments:

Blogger Guidinha Pinto said...

Olá Marrrie! Tem de ser escrito como se fala, não é?
Então Marrrrie, eu andava à procura de informação na NET sobre o marmelo e cliquei no seu blog. Gostei tanto que resolvi informá-la que vou hoje começar a fazer o meu doce de marmelo (ou marmelada). É o tempo desta fruta agora, aqui em Portugal. Espero que me visite daqui a dois ou três dias no Cantinho-da-engorda, para ler a minha receita.
Cumprimentos calorosos.

2:40 AM  
Blogger Unknown said...

Gostei de ver as receitas, mas em 1º lugar quero rectificar uma coisa o doce de marmelo é que fica amarelinho e o das cascas que se chama( GELEIA) é que fica vermelhinho. E para se poder guardar sem estragar tem que se fazer "ponto de estrada".
Estamos sempre a aprender não é?
Belita.

4:45 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Belita, estou encantada com seus comentários, mas o que é ponto de estrada, aqui no Brasil falamos diferente? abraços e obrigada.

4:43 PM  

Post a Comment

<< Home