Monday, December 25, 2006

Torta de pão de ló com suspiro e frutas

E aqui vai a receita da torta do post anterior.

Ingredientes:
Massa:
- Baunilha
- 5 ovos
- 5 colheres de açúcar
- 5 colheres de farinha de trigo
- 1/2 colher de café de sal

Cobertura:
- Suspiro
- Frutas a gosto

Modo de preparo:
Bata as claras em neve e acrescente as gemas. Junte o sal. Peneire o açúcar e adicione as colheres uma a uma. Ponha só um pouquinho de baunilha, umas gotinhas, para dar um gosto. Quando estiver tudo muito bem batido, é a vez da farinha de trigo, que também deverá ser peneirada. Atenção: a farinha será misturada alternadamente e não batida. Esse é um detalhe muito importante.

Forre uma forma padrão de 25cm com papel manteiga, untado com manteiga. É isso mesmo, não estranhe! Marie Amélie sabe o que faz! Leve ao forno até a massa estar dourada e, ao enfiar um palito, ele não sair molhado. Muito cuidado nessa hora. A massa assa muito rápido e se bobear passa do ponto. Dourou em cima e não está mais líquido, pode tirar do forno.

A cobertura foi suspiro e não tem receita. É que suspiro cada um tem sua maneira de fazer e por aqui vamos de olho, acrescentando um pouco mais de açúcar ou sal se for o caso. No Natal chez maninho de Marie Amélie usamos morangos, kiwi e pêssego em calda para decorar, mas pode ser qualquer fruta. Queríamos era o efeito verde, vermelho e amarelo (dourado) para entrar no clima natalino. :p

Ah, sim.

Essa massa é a base da receita de rocambole de pão de ló. Basta usar um tabuleiro no lugar de forma redonda e desenformar sobre um guardanapo de pano pulverizado com açúcar peneirado. Passe o recheio, enrole rapidinho e deixe esfriar. Se quiser, use açúcar de confeiteiro ou açúcar comum bem peneiradinho para decorar.

Ho ho ho. :)

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Eu vi o bolo!!!!, ficou lindo, colorido de fruta e deve estar delicioso.
Desejo um ano 2007 cheio de tudo quanto for bom, junto de todos aqueles que amas...
Beijinhos

2:16 AM  
Blogger Divã de Noiva said...

feliz 2007, muits felicidades!!!

5:48 PM  

Post a Comment

<< Home