Sunday, July 08, 2007

Mosaico de gelatina

Monsieur Gorducho é fanático por gelatina. Principalmente se for mosaico de gelatina, que ele faz versão monstro para durar a semana inteira.

É que gelatina é praticamente o único doce que ele come, sabem.

Para começar escolha quatro sabores de gelatina e use duas caixas de cada. Ele usou abacaxi, uva, tangerina e morango. Faça cada sabor usando um pouco menos de água que o normal para ficar mais consistente e coloque em recipientes separados na geladeira. O ideal é colocar em formas ou tabuleiros quadrados e rasos, porquequando as gelatinas estiverem bem duras, você deve desenformar tudo e cortar em quadradinhos.

Pegue uma lata de pêssego em calda e pique os pêssegos em pedaços mais ou menos do tamanho dos quadradinhos de gelatina. Monsieur Gorducho também usou um cacho médio de uvas (rubi ficam ótimas) e duas caixinhas de morango, tudo cortado em pedaçaos mais ou menos do mesmo tamanho.

Uma dica para se os morangos não estiverem muito doces é, depois de lavar, deixar marinar alguns minutos em um pouco de água com açúcar.

No liqüidificador, bata a calda do pêssego em calda, uma lata de creme de leite e dois pacotinhos de gelatina incolor já dissovildos na água quente. Se for necessário, acerte o paladar de açúcar.

Agora é só misturar esse creme às gelatinas e às frutas picadas, colocar em uma bela tigela ou tacinhas transparentes e levar à geladeira até ficar bem firme. Ou, se quiser, coloque em uma forma qualquer e desenforme na hora de servir, como nas fotitos abaixo.

Monsieur Gorducho não misturou bem e as frutas e gelatinas depositaram no fundo. Mas ficou uma delícia do mesmo jeito.

Ah, sim.

Você pode fazer tudo light, é só usar gelatinas light, pêssego em calda light, creme de leite light... :)



10 Comments:

Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

essa era uma das sobremesas da minha infancia! :-) to aguaaadaaa! bjs,

11:13 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ái que delícia! Tb comi muito essa sobremesa quando era criança mas numa versão sem frutas...

bisou

8:05 AM  
Blogger Elvira said...

Não sou muito amiga de gelatinas, mas confesso que o doce é bonito e super tentador! :-)

10:33 AM  
Blogger Cris said...

Você e suas toalhas lindas... esta sobremesa é um clássico né da nossa infância, ainda hoje a criançada faz a festa, não é para menos, fica uma delícia!

10:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Nossa, me deu a maior vontade de fazer. Eu não conhecia essa versão c/ pêssegos e morangos. Deve ser uma delícia.
bjs

5:05 PM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Ah, eu sempre detestei gelatina.. Tinha uma amigaque comia o pó puro! Ahaha!

11:48 AM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Agora que li o perfil, ou melhor, o subtítulo do seu blog, te digo: há um Tiramisu ideal. Eu comi uma vez aqui no Rio. Era um restaurante italiano simples chamado Simpatia localizado na Rua Farme de Amoedo, onde hoje creio ser uma filial do tal Cafeína caríssimo. O dono era um siciliano, o Santino. Simpático à beça. Como sempre, esse tipo de estabelecimento não dura nessa cidade: barato, sem tv pra encher o saco, sem muita criança a berrar, bonito, sem muita gente, e ótima comida.

Enfim, o tempo passou e no ano 2000 mais ou menos, estive no Botafogo Praia Shopping no Bistrô Carioca (fechou também) e pedi um Tiramisu de sobremesa. Comendo o dito, senti um sabor "à la Santino"; perguntei ao povo e eles disseram que era justamente o italiano que entregava. Foi lá inclusive que experimentei o delicioso Spaghetti à la Puttanesca e virei fã desse prato.

Não sei por onde Santino anda. Mas guardo o sabor do melhor Tiramisu que comi na vida. ;-))

11:54 AM  
Blogger Gisela Lacerda said...

Ah, esqueci de dizer: acho que para alcançar esse objetivo de preparar o couscous marroquino/maghrebino perfeito, você vai ter chamar umas argelinas, tunisianas, e marroquinas (egípcias também, talvez; não sei direito) pra "dar uma mão" e ralar a sêmola você mesma. hehe É... Tá pensando que birimbau é gaita? Inclusive, esse prato é de classe-média, classe-média alta nessas terras. ;-))

Tô torcendo por você e me convide pra experimentar! Porque eu, cê sabe, sou nulle pra cozinha.

11:58 AM  
Blogger Cris said...

Sobremesa deliciosa e fresca, ideal para pequenos e graúdos, é comum nas festas de aniversário.
Beijos

6:50 AM  
Blogger Tricia said...

esse lance das frutinhas eu não conhecia... huuummm que dica boa. Costumava fazer só com as gelatinas mesmo.

12:40 PM  

Post a Comment

<< Home