Monday, November 13, 2006

Domingo chez Marie Amélie

E foi um domingo muito bom, como há muito tempo não acontecia, na companhia da mamã de Marie Amélie e de Monsieur Gorducho.

Querem saber o menu?

Pão: um pão francês cortado em fatias, afinal toda mesa tem que ter pão.



Brócolis com ovos: mais simples impossível. Ovos e brócolis cozidos no sal, com um pouquinho de azeite.



Salada de rúcula com manga: sem mistérios. Um punhado de folhas de rúcula bem lavadas e uma manga cortada em fatias.



Grão-de-bico com bacalhau: ao grão-de-bico cozido foi adicionado bacalhau desfiado em lascas grandes, azeitonas pretas e verdes, um pouco de sal, salsinha e muita cebola cortada bem fininha.



Arroz:
o arroz de cada dia, que cada um prepara a sua maneira e chez Marie Amélie ganha sempre um raminho de salsa ou hortelã em cima para decorar.



Camarão: fritos no azeite até ficarem bem dourados. Por cima, alho bem picadinho e frito, também no azeite.



Salmão: as postas foram apenas salgadas, regadas com azeite e colocadas em um tabuleiro para assar. Mas, como ainda estavam um pouco congeladas por dentro, ocorreu uma mudança de planos e no meio do caminho elas foram para a frigideira com azeite. Ficou ótimo, mas não é meu peixe preferido.



Bebida: íamos tomar o tinto Terra de Xisto, um alentejano safra 2003, mas ficamos mesmo no espumante, que no caso foi o argentino Toso Brut (Bodegas y Viñedos Pascual Toso).



Sobremesa: doce de marmelo com queijo Minas. P-e-r-f-e-i-t-o!




Mesa:
bonitinha, né? :)







Agora eu sei que meus cinco leitores estão se perguntando, ué, mas foi Marie Amélie que fez tudo isso?

Não.

Eu fui a mentora intelectual! :D

6 Comments:

Blogger kuka said...

Quando estiver a cozinhar o salmão, esprema bastante limão para cima das postas.

2:22 AM  
Blogger Cris said...

Que toalha de crivo linda! Minha mãe bordava e herdei umas! E esta sua, é de família também? Gostei de seu blog! Bjs!

5:22 AM  
Blogger A Dona do Bloguinho said...

Bonita, né? Sim é de família, minha mãe tem várias peças, adora crivo e bordados.

Tínhamos uma branca, maravilhosa, mas que, infelizmente, teve de ser aposentada de tão velhinha. Foi muito bem usada. :)

Obrigada pela visita ao meu bloguinho e volte sempre. :)

6:15 AM  
Blogger Fer Guimaraes Rosa said...

que delicia! fiquei inspirada, cheia de ideias!
quem se pedurou no lustre pra tirar fotos? ;-)
a mesa estava liiindaaa! :-)
beijos,

3:26 PM  
Blogger Camila L said...

Conheci seu blog por meio da minha amiga Cris... quase pulei na tela quando vi esse menu de domingo! ai, q delícia!!!!!!!!!!!!!! Mas uma coisa q me chamou mto a atenção e eu nunca tinha visto: esses pratinhos laterais q eu suponho seja para restos, espinhos, etc.. Mto originais! pelo menos pra mim..rs! Posso te linkar no meu blog? Abraços.......

3:40 PM  
Blogger A Dona do Bloguinho said...

Fernanda,

na verdade subi em cima de uma cadeira e ainda fiquei na ponta dos pés. Tudo pela foto! :p

Queria pegar a mesa inteira, que realmente estava bem botininha. Mesa arrumada é sempre bom, né?

Camila,

claro que você pode colocar um link!

Sim, esses pratinhos lateirais são para espinhas, peles, etc. Fazem parte do aparelho.

Obrigada pela visita ao meu bloguinho, meninas!

:)

6:13 PM  

Post a Comment

<< Home