Friday, December 29, 2006

Feliz Ano Novo!!

E a todos que visitaram este bloguinho um FELIZ ANO NOVO!!!

Monday, December 25, 2006

Torta de pão de ló com suspiro e frutas

E aqui vai a receita da torta do post anterior.

Ingredientes:
Massa:
- Baunilha
- 5 ovos
- 5 colheres de açúcar
- 5 colheres de farinha de trigo
- 1/2 colher de café de sal

Cobertura:
- Suspiro
- Frutas a gosto

Modo de preparo:
Bata as claras em neve e acrescente as gemas. Junte o sal. Peneire o açúcar e adicione as colheres uma a uma. Ponha só um pouquinho de baunilha, umas gotinhas, para dar um gosto. Quando estiver tudo muito bem batido, é a vez da farinha de trigo, que também deverá ser peneirada. Atenção: a farinha será misturada alternadamente e não batida. Esse é um detalhe muito importante.

Forre uma forma padrão de 25cm com papel manteiga, untado com manteiga. É isso mesmo, não estranhe! Marie Amélie sabe o que faz! Leve ao forno até a massa estar dourada e, ao enfiar um palito, ele não sair molhado. Muito cuidado nessa hora. A massa assa muito rápido e se bobear passa do ponto. Dourou em cima e não está mais líquido, pode tirar do forno.

A cobertura foi suspiro e não tem receita. É que suspiro cada um tem sua maneira de fazer e por aqui vamos de olho, acrescentando um pouco mais de açúcar ou sal se for o caso. No Natal chez maninho de Marie Amélie usamos morangos, kiwi e pêssego em calda para decorar, mas pode ser qualquer fruta. Queríamos era o efeito verde, vermelho e amarelo (dourado) para entrar no clima natalino. :p

Ah, sim.

Essa massa é a base da receita de rocambole de pão de ló. Basta usar um tabuleiro no lugar de forma redonda e desenformar sobre um guardanapo de pano pulverizado com açúcar peneirado. Passe o recheio, enrole rapidinho e deixe esfriar. Se quiser, use açúcar de confeiteiro ou açúcar comum bem peneiradinho para decorar.

Ho ho ho. :)

Sunday, December 24, 2006

Feliz Natal!!

Aos meus cinco leitores fiéis, aqueles que passaram por aqui e deixaram messagens no bloguinho, aos que ficam quietinhos, a todos vocês um FELIZ NATAL!!!

Tuesday, December 19, 2006

Menu de verão

Nesta terra está fazendo 39ºC à sombra e o verão nem começou.

O cardápio de Marie Amélie nos próximos três meses será feito de saladas de rúcula com lascas de parmiggiano e nozes, sorvete e água.

O sorvete talvez não seja bom para a cintura.

Farofa de milho




Fui apresentada a essa farofa de milho há alguns anos, em um feriadão que tanto pode ter sido Páscoa como Corpus Christi. Os cinco leitores de Marie Amélie conhecem o esquema, ou pelo menos os leitores brasileiros sabem como funciona: casa da tia de amigo em condomínio na serra com vários quartos, cada quarto um casal, solteiros relegados ao mezzanino ou ao quartinho próximo à churrasqueira ou ao depósito da piscina.

Ao contrário do que a descrição acima sugere, era tudo muito profissional: nada de macarrão ou comidas frias, nada de sobras dormidas ou carne passada demais. Serviço de primeira, com pãozinho fresco no café todo dia, refeições completas, apuro, capricho, churrasco perfeito, a melhor canja do mundo (a qual um dia merecerá um post à parte) e a farofa de milho da Giovanna.

Sim, farofa de milho, vocês pensam, e daí?

Vejam bem, a farofa de milho feita pela Giovanna, a querida mulher do amigo cuja tia tinha a casa etc etc, é espetacular.

Ou talvez eu nunca tenha apreciado farofa o suficiente.

Até que apareceu a farofa de milho da Giovanna.

Com flocos de milho grandes, sabem? Daqueles que fazem croc-croc, percebem?

Delícia.

A receita que a Giovanna preparava era para batalhão, com quantidades industriais. Aqui deixo apenas os ingredientes e o modo de prepararo e cada um coloca a quantidade que bem lhe apetecer.

Ingredientes:
- Farinha de milho em flocos grandes
- Lingüiça calabresa fina
- Bacon
- Milho verde em lata
- Ovos
- Cebola
- Cebolinha
- Salsa
- Manteiga
- Sal

Modo de preparo:

Corte o bacon em pedacinhos bem pequeninos e leve à frigideira ou à panela até ficar torradinho. Na gordura que o bacon libera deixe as cebolas em rodelas chorarem e murcharem. Acrescente as lingüicinhas cortadas fininhas e, se preciso, um pouco de manteiga. Junte o milho, mexa um pouquinho, adicione metade dos ovos que você usar. Coloque a farinha de milho e acrescente o restante dos ovos, a cebolinha e a salsa, mais um pouco de manteiga para dar gosto na farinha, acerte o sal.

É isso.

Só não pode chamar de mexidão.

Aí ofende. :D

Monday, December 18, 2006

Torta de aveia, cebola e queijo





A receita original, que é de um livrinho de comida natureba editado pela Melhoramentos anos atrás, usava farinha de trigo integral na massa e não farinha comum. Como nunca tenho farinha de trigo integral a mão, uso sempre a comum. Mas deve ficar bom também. Já usei aveia em flocos grandes, em flocos finos, aveia normal e não faz muita diferença quanto ao tipo de aveia.

Conselho de Marie Amélie: não use um queijo gordo no recheio. Fica gorduroso demais! Queijo prato, cheddar, ih, é um horror. Dessa vez utilizie queijo Minas e um finalzinho de cottage que tinha na geladeira.

Ah, sim. Sal no recheio ou o sabor doce das cebolas sobressai muito.

Vamos lá:

Ingredientes:
Massa:
125g de aveia em flocos
125g de farinha de trigo
125g de manteiga
Água
Sal

Recheio:
2 cebolas grandes
1 xícara de leite
250g de queijo
2 ovos
Sal
Pimenta

Modo de preparar:


Misture a aveia, a farinha e a manteiga com as mãos até a massa ficar bem homogênea. Adicione sal a gosto e, se necessário, água para dar liga. Use a massa para forrar um pirex refratário de 25cm de diâmetro.

Corte as cebolas em rodelas e leve ao fogo com um pouco de óleo ou azeite até murcharem e dourarem um pouco. Em um recipiente separado, misture o leite com os ovos, adicione o queijo bem amassado, acrescente as cebolas e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve o pirex ao forno em temperatura média por 30-40 minutos.

Como vocês podem ver, queimou um pouquinho. Mas é que parei para ver uma notícia na TV e como o fogo chez Marie Amélie é forte...

Mas o sabor é ótimo! :)

Wednesday, December 13, 2006

Você almoçou hoje?

Nem eu.

De pistache



O Kuka e a Cris comentaram no post anterior o quanto os chocolates da Lindt são bons. Também gosto muito, embora ache que são um pouco caros. Se bem que perto dos Neuhaus e dos Godiva são um pechincha!

Por aqui, os Lindt também demoraram a chegar para valer. Quer dizer, sempre foi possível encontrá-los em importadoras e todo mundo ficava esperando algum conhecido voltar de fora com aquele box imenso que vendem nas lojas do freeshop (aliás, Monsieur Gorducho está viajando e se tem amor as suas gorduchices deverá trazer um para Marie Amélie).

Fácil de achar mesmo, só quando aquelle cujo nome não deve ser mencionado foi eleito e abriu as importações. Várias marcas invadiram as prateleiras dos supermercados. Mas essa é uma história para o outro bloguinho.

O meu Lindt favorito é o de pistache.

Marie Amélie é gulosa. Tem um delírio de fazer uma degustação com vários ao mesmo tempo.

Sunday, December 10, 2006

All you need...

... is love and chocolate.

Friday, December 08, 2006

Doce de marmelo

Chez Marie Amélie dois doces são sucessos absolutos: o de carambola e o de marmelo.

O de carambola fica para depois, mas o de marmelo vai agora. E como sou a favor de evitar o desperdício, também tem o que fazer com as cascas. :)

Ingredientes:

1kg de marmelo
300g de açúcar cristal

Preparo:

Lave os marmelos cuidadosamente, se possível com escovinha. Corte cada um em quatro e descasque, retirando as sementes. Vá colocando os marmelos em uma panela com água suficiente para que fiquem cobertos. Faça o mesmo com as cascas, que devem ir para outra panela.

Acrescente o açúcar aos marmelos e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre. Apure o sabor e, se for necessário, acrescente água e mais açúcar. Pessoalmente, acho que 300g (e até um pouco menos) estão de bom tamanho. Faça o mesmo com as cascas. Os dois doces ficarão prontos quando estiverem bem cozidos e descolando do fundo da panela.

Mas ainda não acabou.

Tem mais.

Passe o doce de marmelo pelo liquidificador e, depois, pela peneira. Assim não fica nenhum carocinho ou fiapinho para atrapalhar. Faça o mesmo com o doce das cascas. Volte com cada um para sua respectiva panela e apure um pouquinho mais o gosto.

É isso.

O marmelo fica com uma cor linda, vermelha. O doce com as cascas, não, é clarinho.

Se quiser, pode juntar os dois doces. A casca não interfere no gosto do marmelo, deve representar 1/6 do total e olhe lá. Nesse caso, leve os dois ao forno, na mesma panela, para dar uma apurada e checar o paladar do açúcar.

É só servir.

Eu gosto com queijo de Minas. Mamã de Marie Amélie e Monsieur Gorducho gostam com catupiry, requeijão e queijo meia-cura.

Ah, sim.

Se a quantidade for muito grande, você pode guardar parte em um recipiente bem lacrado no congelador. É só ferver bem fervido.

Clique nas fotos para ampliar e veja como a cor é liiinda.