Thursday, November 15, 2007

Bolo de carne

Monsieur Gorducho a-d-o-r-a bolo de carne. Em outra encarnação, com certeza foi um alemãozinho que vivia à base de chucrute, einsbein, salsicha, bolo de carne e cerveja. Preferências que vieram para esta vida. Principalmente o bolo de carne que, vocês já sabem, ele gosta tanto a ponto de fazer.

Sim, porque gostar é fácil. Difícil é ter disposição para preparar em casa.

Mas Monsieur Gorducho é cozinheiro de mão cheia e foi à luta com a ajuda da super talentosa ::cof::cof:: Marie Amélie (alguém tem que picar os ingredientes, não é?).

Ingredientes:
- 1,5 kg de carne moída;
- 2 linguiças calabresas grandes defumadas;
- 7 ovos cozidos em rodelas;
- 250g de presunto;
- 250g de queijo mussarela;
- 3 colheres de sopa de polvilho doce;
- 1 colher de chá de fermento em pó;
- 2 colheres de sopa de coloral;
- 1 cebola grande cortada bem miudinha;
- um punhado de azeitonas verdes picadas;
- 2 colheres de sopa de mostarda amarela;
- noz moscada;
- pimenta do reino branca;
- sal.

Modo de fazer:
Bata a carne com as lingüiças no processador. Quando estiver bem homogêno, tire, coloque em uma tigela e acrescente o polvilho, o fermento, o coloral, a cebola, a mostarda e as azeitonas, mais o sal, a pimenta, e a noz moscada a gosto. Mexa com as mãos até misturar bem. Unte a forma com azeite. Dessa vez foi usada uma forma alta e larga, daquelas com um buraco no meio, porque não se achou de jeito algum as formas de bolo inglês e que são melhores porque fica mais fácil cortar o bolo de carne.

Coloque metade da carne na forma, pressionando bem no fundo. Faça uma camada com os ovos, depois uma com o presunto picado e outra com o queijo em fatias. Depois complete com o restante da carne, arrumando bem. Leve ao forno médio no banho-maria por uma hora, mais ou menos. É bom ir checando para ver se já está pronto.

Para acompanhar, uma saladinha de folhas de alface, mostarda, limão, azeite e pimenta, que não tinha chucrute em casa. :)