Sunday, November 25, 2007

Torta salgada com massa de fubá





A inspiração veio desta torta de cebola com bacon da Elvira e foi adaptada para testar algumas experiências amelísticas.

A primeira delas foi a massa, feita com cerca de 300g de fubá e umas 100 de manteiga, sal e água para dar liga. Só que a massa não ficou uniforme o suficiente e acabou entrando um punhado de farinha para dar o ponto certo. Talvez uma farinha de milho no lugar de fubá tivesse funcionado melhor. De qualquer forma o sabor ficou excelente.

Para o recheio, umas seis cebolas grandes fatiadas, depois douradas e murchas no azeite. A Elvira usou bacon, mas não tinha por aqui. Então foram umas duas fatias de presunto, umas seis de peito de peru defumado e um final de um lombo defumado - no melhor estilo "vamos limpar a geladeira" - que ficaram fritando um pouquinho junto com as cebolas. Já com a panela fora do fogo entraram 200ml de creme de leite e quatro gemas, misturadas com cuidado à cebola e aos frios. Sal e pimenta à gosto e meia hora no forno, na forma untada, polvilhada com fubá e com a massa aberta até à borda.

No geral, a torta ficou muuuuuito gostosa, mas da próxima vez vai entrar leite no lugar creme de leite, para ver se fica um pouco mais leve. Sem falar que, vocês sabem, Marie Amélie tem uma certa implicância com creme de leite... :)

5 Comments:

Blogger Cris said...

Ah que bom que você voltou com tudo! Que linda ficou esta torta! Vou atender ao seu pedido e postarei os biscuits primeiro! Bjs!

3:28 PM  
Blogger A Dona do Bloguinho said...

Cris,

estou voltando aos pouquinhos. Que bom que você gostou da minha tortinha!

E sim, buscuits!!!

Beijos e obrigada pela visita. :)

6:23 PM  
Blogger Elvira said...

Que honra! Fico muito feliz por ter gostado. :-)

Ficou linda!

Bjs.

12:04 AM  
Blogger Gi said...

Dona Marie Amélie, je te trouve très sympa.. ;-)

Já que estamos num blog de culinária e você utiliza direto esse micro-processador, será que eu poderia só fazer uma mini divulgação? Enfim, então.. já fazendo. Estou vendendo o meu micro-processador, quer dizer, do meu pai. Semi-novo. Eu não vou usar, pois não suporto nem entrar na cozinha, apesar de sempre entrar nela porque sempre tenho de fazer ao menos um arroz! Senão caio dura. Não suporto cozinhar. Nunca vou gostar desse mundo. E nem pretendo gastar luz.

Se você conhece alguém interessado, por favor, dê meu telefone, e-mail.
;-)) Precinho camarada.

5:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

酒店打工 酒店兼職
台北酒店 打工兼差 酒店工作
酒店經紀 禮服店
酒店兼差 酒店上班 酒店PT 酒店

10:23 AM  

Post a Comment

<< Home